Tribunal de Justiça instala Cejusc da Fazenda Pública da Capital
321ª unidade do Estado.
O Tribunal de Justiça de São Paulo instalou, hoje (8), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Fazenda Pública da Capital. A solenidade virtual foi conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia.
A coordenada da unidade, juíza Cynthia Thomé, ressaltou que o momento marca um passo significativo em direção a um sistema de justiça mais acessível, eficiente e humanizado. “Nosso centro foi concebido com a missão de proporcionar um ambiente em que as partes envolvidas em conflitos possam encontrar uma solução justa e pacífica. Aqui vamos priorizar o diálogo, a compreensão mútua e o acordo consensual, sempre respeitando os direitos e a dignidade das partes. Que este centro seja uma referência de esperança e um modelo a ser seguido por outras instituições”, falou.
Em seguida, a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargadora Silvia Rocha, explicou que a unidade hoje instalada é fruto da conversão do anterior Posto da Fazenda Pública. “O trabalho profícuo e produtivo realizado no então posto justificou sua conversão. Foram mais de 1,6 mil sessões realizadas na atividade processual, com mais de 52% de acordos, e 2,3 mil na pré-processual, com 80% de acordos. O agora Cejusc da Fazenda Pública tem relevante importância social e vem cumprindo sua função de implementar e incentivar métodos alternativos de solução de litígios de maneira eficiente, relevante, breve e satisfatória”, declarou.
Encerrando a cerimônia, o presidente do TJSP, desembargador Fernando Torres Garcia, ressaltou os números obtidos pelo então Posto do Cejusc da Fazenda Pública da Capital. “É impressionante aquilo que conseguimos em termos de solução de conflitos ainda como posto. São esses números que nos levaram a transformar o posto em um verdadeiro Cejusc da Fazenda Pública. O Tribunal se sente muito orgulhoso por ampliar seus tentáculos na busca da solução de conflitos também na área da Fazenda Pública, que muito tem crescido nos últimos anos no Estado de São Paulo”, finalizou o chefe do Judiciário paulista.
Também participaram da cerimônia integrantes do Conselho Superior da Magistratura, desembargadores José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino (decano), Ricardo Cintra Torres de Carvalho (presidente da Seção de Direito Público) e Heraldo de Oliveira Silva (presidente da Seção de Direito Privado); o juiz diretor do Fórum Hely Lopes Meirelles, Luís Gustavo da Silva Pires; o juiz diretor da 1ª Região Administrativa Judiciária, Fernando Antonio Tasso; o defensor público assessor da Segunda Subdefensoria Geral do Estado de São Paulo, Yago de Menezes Oliveira, representando a defensora pública-geral; o vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, Adib Kassouf Sad, representando a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo; a diretora interina de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos, tenente coronel PM Silmara Cristina Lopes, representando o comandante-geral da PM do Estado de São Paulo; e o chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, delegado Tiago Antonio Salvador.
Serviço:
Cejuscda Fazenda Pública da Capital
Local:Fórum Hely Lopes Meirelles - Viaduto Dona Paulina, 80 - Centro – São Paulo/SP
Horário de atendimento:das 9 às 17 horas
E-mail:
Telefone:(11) 3489-6746 / 3489-6718
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp